Lisboa, 27 de outubro de 2025 – Novos dados da Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) demonstraram que doentes com colite ulcerosa ativa moderada a grave e urgência defecatória, tratados com Omvoh® (miricizumab), registaram melhorias precoces na gravidade, frequência e tempo de adiamento da defecação até à semana 12. Estes resultados continuaram a melhorar ao longo de 28 semanas. O estudo de Fase 3b LUCENT-URGE, de braço único e aberto, foi especificamente concebido para avaliar a urgência defecatória e é o primeiro na doença inflamatória intestinal a incluir os novos endpoints de frequência da urgência defecatória e tempo de adiamento da defecação para compreender melhor a experiência do doente. Estes resultados serão apresentados na Reunião Científica Anual do American College of Gastroenterology (ACG), que decorrerá de 24 a 29 de outubro em Phoenix.1
“Para muitas pessoas com colite ulcerosa, a necessidade imprevisível e imediata de encontrar uma casa de banho pode ser stressante e perturbar as atividades diárias, forçando-as muitas vezes a planear a localização das casas de banho ou até a evitar eventos importantes", afirma David Rubin, M.D., Diretor de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição e Diretor do Centro de Doença Inflamatória Intestinal da University of Chicago Medicine. "Estes dados baseiam-se em resultados anteriores de Fase 3 e de longo prazo que mostram que Omvoh® pode reduzir significativamente a urgência defecatória e ajudar os doentes a recuperar o controlo sobre um sintoma que muitas vezes ditou a sua vida diária."
No LUCENT-URGE, foram observados os seguintes resultados:1
- Gravidade da urgência defecatória: A gravidade da urgência defecatória foi reduzida em 52% na Semana 28, com a pontuação média da Escala Numérica de Gravidade da Urgência (UNRS) a diminuir de 6,9 na linha de base para 3,7 na Semana 12 e 3,3 na Semana 28.
- Frequência da urgência defecatória: Os doentes notificaram uma redução de 55% face à linha de base no número de vezes que sentiram urgência defecatória por dia, de 6,9 vezes por dia na linha de base para 3,1 na Semana 12, mantendo-se este valor na Semana 28.
- Tempo de adiamento da defecação: A proporção de doentes que conseguiu adiar uma defecação por, pelo menos, 15 minutos ou que não sentiu urgência nas 24 horas anteriores aumentou de 4,1% na linha de base para 15,7% na Semana 12 e 29,7% na Semana 28, permitindo-lhes mais tempo para chegar a uma casa de banho.
As melhorias clínicas, endoscópicas e histológicas foram consistentes com os dados previamente divulgados dos ensaios de Fase 3 LUCENT. O perfil de segurança em doentes com colite ulcerosa ativa moderada a grave foi consistente com o perfil de segurança conhecido de Omvoh®, não tendo sido observados novos sinais de segurança. No LUCENT-URGE, 5,2% dos doentes notificaramum acontecimento adverso grave, enquanto 4,7% interromperam o tratamento devido a um acontecimento adverso.1
"A Lilly continua a impulsionar a ciência inovadora no estudo e tratamento da urgência defecatória, porque o controlo abrangente da colite ulcerosa deve refletir as realidades diárias que os doentes enfrentam, incluindo os cálculos e compromissos constantes que muitas vezes fazem para gerir a urgência defecatória e os seus desafios", refere Mark Genovese, M.D., Vice-Presidente Sénior de Desenvolvimento em Imunologia da Lilly. "Com Omvoh®, estamos a cumprir o nosso compromisso de proporcionar melhores resultados aos doentes."
Os resultados do LUCENT-URGE baseiam-se nas aprendizagens do estudo CONFIDE da Lilly, que destacou o impacto, muitas vezes negligenciado, da urgência defecatória e outros desafios diários enfrentados por pessoas que vivem com colite ulcerosa A Lilly divulgou, também recentemente, os dados finais de quatro anos do LUCENT-3 na colite ulcerosa, incluindo resultados a longo prazo na gravidade da urgência defecatória.
Referências:
- Danese S, et al. Mirikizumab demonstrates rapid and sustained improvements in bowel urgency measures and clinical measures in patients with moderately-to-severely active ulcerative colitis: 28-week results from the Phase 3b LUCENT-URGE trial. 2025 American College of Gastroenterology Meeting. October 24–29, 2025.
