Já disponível em português para sistemas operativos Android e iOS, a aplicação Eye Get It é um exemplo de como a inovação apoiada pelas empresas pode gerar verdadeiro impacto social.
A Emergn, consultora global especializada em serviços digitais com presença em Portugal, apoiou o desenvolvimento da Eye Get It, uma aplicação desenvolvida na Letónia com recurso à inteligência artificial (IA), que ajuda crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA) a comunicar. A solução foi a vencedora do hackathon HackCodeX da Emergn e já está a chegar a diferentes mercados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% da população mundial (aproximadamente 75 milhões de pessoas) tem o espetro do autismo e, destes, até 30% não comunica verbalmente. A Eye Get It responde a este desafio com uma solução digital simples e adaptável, que substitui ou complementa os tradicionais cartões visuais impressos.
“O hackathon da Emergn foi uma oportunidade incrível para juntar a minha experiência pessoal e o desejo de juntar crianças e famílias às possibilidades da inteligência artificial e da tecnologia. Em conjunto com a equipa criámos uma solução que recebeu o reconhecimento da Emergn e venceu a competição. O nosso objetivo é que a Eye Get It seja um apoio real para famílias e escolas, facilitando a comunicação e a inclusão das crianças com PEA”, explica Diāna Maksimceva, criadora e desenvolvedora da aplicação.
A app, já disponível nos sistemas operativos Android e iOS em português, disponibiliza dois modos de utilização, pais/professores e criança, e dois níveis (básico e avançado). Recorre à IA para gerar imagens personalizadas que facilitam a comunicação diária, de forma simples, intuitiva e adaptada às necessidades de cada utilizador.


You must be logged in to post a comment.