Lisboa, 22 de outubro de 2025 – A Crioestaminal, líder em criopreservação de células estaminais em Portugal, reforça o seu papel na área da hematologia e terapias celulares ao expandir a sua atividade para o processamento, armazenamento e distribuição de progenitores hematopoiéticos de sangue periférico. O novo serviço, disponibilizado à Unidade de Hemato-oncologia da Fundação Champalimaud, representa um avanço significativo na oferta de soluções de transplante no país.
Com instalações próprias e uma equipa especializada no processamento e armazenamento de células estaminais, a Crioestaminal responde a uma necessidade crescente na área da transplantação, contribuindo também para alargar o acesso dos doentes a terapias avançadas.
A nova linha de serviços estabelece a primeira parceria em Portugal entre duas entidades privadas para transplantação autóloga, assinalando um marco importante na colaboração entre empresas para o avanço das terapias celulares. Desde o início da parceria, foram realizados com sucesso clínico oito autotransplantes, demonstrando a segurança e a elevada qualidade do serviço prestado.
“Este serviço especializado representa um avanço significativo na medicina em Portugal. Ao expandir o acesso a transplantes de progenitores hematopoiéticos, fortalecemos a nossa missão de oferecer soluções seguras, contribuindo diretamente para melhorar a vida dos doentes”, destaca Mónica Brito, CEO da Crioestaminal.
“O programa de autotransplantação de progenitores hematopoiéticos da Fundação Champalimaud, iniciado no final de 2024, está a decorrer a bom ritmo e sem sobressaltos. Já efetuámos 9 transplantes, tendo sido todos bem-sucedidos e sem qualquer complicação. Tem sido muito gratificante termos como parceira a equipa da Crioestaminal, o que nos tem garantindo tranquilidade e uma absoluta confiança técnica e científica nesta colaboração.”, refere o Doutor Paulo Lúcio, Diretor da Unidade de Hemato-Oncologia da Fundação Champalimaud.
Com este novo serviço, a Crioestaminal posiciona-se como um parceiro estratégico para os atuais centros clínicos de transplantação, contribuindo também para a capacitação de outros centros clínicos que planeiem vir a disponibilizar estas terapias aos seus doentes. A Crioestaminal continua, assim, a inovar e a consolidar o seu papel como parceiro de referência na área da saúde e das terapias avançadas, com impacto direto nas vidas dos doentes em Portugal.
Sobre a Crioestaminal
A Crioestaminal, com 22 anos de existência, foi pioneira na criopreservação de células estaminais em Portugal, sendo o maior banco da Península Ibérica, e integra atualmente o maior grupo europeu da área, que contém mais de 1 milhão de amostras recolhidas e guardadas. Conta, também, com o maior número de amostras resgatadas e transplantes realizados, mais de 7700 doentes tratados com células estaminais, mais de 240 utilizações de amostras de sangue do cordão umbilical, 17 das quais com amostras guardadas pela Crioestaminal. A empresa promove um trabalho de referência na terapêutica com células estaminais, com quatro patentes internacionais registadas e vários projetos de investigação em curso. Investe, anualmente, cerca de 10% do seu volume de negócios em atividades e projetos de Investigação e Desenvolvimento. A Crioestaminal foi o 1º banco europeu com uma acreditação internacional para o processamento do sangue e do tecido do cordão umbilical, pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB), e tem desenvolvido estratégias de acessibilidade para que mais famílias tenham acesso ao serviço de criopreservação. Além de guardar as células estaminais das famílias para o tratamento de doenças, a Crioestaminal promove a possibilidade de acesso a tratamentos inovadores com células estaminais, estando a desenvolver projetos para o desenvolvimento de novos medicamentos.
