ULS São José adquire robô cirúrgico dedicado à cirurgia da coluna

Novo sistema permite cirurgias mais precisas e seguras, com incisões menores, menos dor e um tempo de recuperação mais curto

O Centro de Responsabilidade Integrado da Coluna (CRI Coluna) da ULS São José realizou, no dia 10 de dezembro, a primeira cirurgia com recurso à robótica. A intervenção foi realizada com o novo sistema de orientação robótica para a cirurgia da coluna, sendo a ULS São José a primeira instituição da Zona Sul do país a dispor desta tecnologia.

A cirurgia foi realizada numa doente de 73 anos, diagnosticada com fratura na coluna. Após três semanas acamada, sem sucesso nas tentativas de mobilização com colete, a doente deu entrada no bloco operatório para que lhe fossem colocados 10 parafusos nos pedículos dorsais (estruturas ósseas que ajudam na estabilização da coluna). O recurso ao novo sistema de orientação robótica torna mais rigorosa a colocação dos parafusos no local devido, reduzindo consideravelmente o risco de estes entrarem no canal medular.

Graças ao novo sistema, é possível realizar um planeamento pré-operatório preciso em 3D, com a escolha do comprimento e do diâmetro exatos dos parafusos a aplicar em conformidade com a anatomia específica do doente. Para que isto seja possível, é realizado um TAC pré-operatório com um protocolo específico, que depois é trabalhado com o software que vem acompanhar a robótica – sem necessidade de um controlo com raio X durante toda a cirurgia, graças ao uso de infravermelhos. Desta forma, reduz-se a exposição da equipa cirúrgica e do doente à radiação.

O novo sistema é particularmente determinante nos casos em que a anatomia do doente está alterada, como nas fraturas da coluna, nas deformidades (escoliose e cifoses), nos tumores e nas infeções com destruição óssea. Permite, ainda, maior precisão nas regiões anatómicas mais difíceis de colocar parafusos.

“Como centro de referência para a patologia da coluna, a existência de robótica e navegação associadas a este sistema é uma boa notícia para o Serviço Nacional de Saúde, pois coloca o nosso país na vanguarda do que de melhor se faz na Europa e no mundo. A robótica oferece a possibilidade de realizar procedimentos cirúrgicos de forma mais segura, permitindo também tratar doentes que não teriam resolução cirúrgica”, explica Nelson Carvalho, diretor do CRI Coluna da ULS São José.

Rosa Valente de Matos, presidente do Conselho de Administração, destaca que “este é o terceiro robô cirúrgico da ULS, o que reforça o posicionamento da instituição como referência nacional na inovação, tendo sempre como foco a segurança do doente, a excelência clínica e a melhoria contínua”.

Inaugurado em 2 de maio de 2023, o CRI Coluna da ULS São José é um centro de referência para toda a patologia cirúrgica da coluna. Realiza anualmente entre 800 e 900 cirurgias, das quais mais de metade são artrodeses (procedimento em que se colocam parafusos na coluna vertebral, permitindo a fixação do segmento onde se encontra a patologia). Os cirurgiões de coluna são ortopedistas e neurocirurgiões dedicados 100% à cirurgia da coluna, sendo, por esse motivo, uma equipa pioneira e exclusiva no SNS.