GECP promove campanha digital com pneumologistas dedicada à prevenção do cancro do pulmão
O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) assinala o Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão com a campanha “Em novembro vestimos branco: juntos pela prevenção do cancro do pulmão”, uma iniciativa que visa reforçar a consciencialização para a prevenção desta doença, que continua a ser uma das principais causas de morte por cancro em Portugal.
Ao longo das próximas semanas, o GECP irá divulgar nas suas plataformas digitais vídeos com recomendações e dicas essenciais para reduzir o risco de cancro do pulmão. Estes conteúdos serão protagonizados por especialistas do Grupo, que abordarão temas fundamentais:
-
Dr.ª Ana Figueiredo, Presidente da Direção do GECP: “Não fumar e evitar o fumo passivo”
- Dr.ª Marta Soares, Membro da Direção do GECP: “Realizar acompanhamento médico e ficar atento a sintomas”
- Dr.ª Ana Barroso, Membro da Direção do GECP: “Manter hábitos de vida saudáveis”
-
Dr.ª Daniela Madama, Membro da Comissão Científica do GECP: “Evitar exposição a substâncias nocivas e ambientes poluentes”
A missão do GECP é informar, sensibilizar e inspirar cada vez mais pessoas a cuidarem da sua saúde pulmonar. “Acreditamos que a prevenção começa com conhecimento. Desde a adoção de hábitos de vida saudáveis, à redução de riscos e à importância de estar atento a sinais de alerta, queremos que este mês seja uma oportunidade para refletir e agir”, reforça a Dr.ª Ana Figueiredo.
O cancro do pulmão permanece como a neoplasia com maior mortalidade no nosso país. Em Portugal, todos os dias 11 pessoas perdem a vida devido a esta doença. Uma realidade que pode ser alterada, sendo a deteção precoce determinante para aumentar a taxa de sobrevivência dos doentes.
Numa altura em que a implementação dos projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão está na ordem do dia, esta campanha surge como um contributo importante para a promoção do conhecimento e da vigilância ativa da saúde respiratória. Para o GECP, os projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão são um passo essencial no combate ao cancro do pulmão. Detetar a doença numa fase inicial aumenta de forma significativa as hipóteses de cura e constitui um passo determinante no controlo do cancro do pulmão no país.
Sobre o cancro do pulmão:
O cancro do pulmão é dos cancros mais frequentes no Mundo, sendo o principal fator causal o tabaco. Em 2022, em Portugal, foram diagnosticados mais de 5 mil novos casos de cancro do pulmão, representando a terceira neoplasia mais frequente. É a principal causa de morte por doença oncológica e estima-se que, em Portugal, tenha sido responsável por 5.077 mortes em 2022.
Sobre o GECP:
O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão surgiu no ano 2000 como resultado de uma ampla necessidade de juntar esforços na promoção do conhecimento em Oncologia Pulmonar. Reúne um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde que têm como foco o doente com cancro do pulmão, mantendo estreitas ligações com outros grupos e sociedades científicas, universidades e organizações da sociedade civil.


You must be logged in to post a comment.