NOVA Medical School: jovens com diabetes tipo 1 aprendem cozinha saudável

Lisboa, 14 de janeiro de 2026 – A NOVA Medical School inaugura, esta sexta-feira (16), um Ciclo de Workshops em Educação Alimentar – Culinary Medicine para Jovens com Diabetes Tipo 1. Esta iniciativa insere-se na estratégia da Escola de promover a literacia alimentar e a capacitação dos doentes, através da disponibilização de ferramentas essenciais à gestão da doença e à promoção da saúde ao longo do ciclo de vida.

Integrado numa estratégia mais ampla, que inclui inúmeras ações dirigidas a diferentes públicos, Culinary Medicine para Jovens com Diabetes Tipo 1 dirige-se a jovens entre os 14 e os 18 anos e tem já um segundo workshop agendado para o dia 18 de abril.

Desenvolver competências práticas na preparação alimentar, promover maior autonomia, confiança e segurança na gestão da alimentação são os grandes objetivos desta primeira sessão. Com uma componente totalmente prática, os workshops decorrem no Kitchen Lab da NOVA Medical School, num ambiente de cozinha real, onde o conhecimento clínico e nutricional é integrado com competências culinárias aplicadas ao dia a dia. Totalmente adaptada às necessidades individuais de cada participante, a iniciativa reforça a importância da alimentação como pilar fundamental na gestão da doença. Ao traduzir evidência científica em práticas acessíveis, o programa dota jovens e as suas famílias de ferramentas concretas para a tomada de decisões informadas e sustentadas. Como forma de garantir um acesso mais alargado a esta iniciativa, as sessões serão transmitidas em streaming, através desta ligação, estando o início previsto para as 09h30.

Sob coordenação da professora Catarina Limbert, esta iniciativa insere-se num projeto conjunto da NOVA Medical School e da Unidade Local de Saúde de São José, que tem como objetivo avaliar o impacto nutricional e metabólico destas práticas no controlo da diabetes tipo 1 em idade pediátrica e juvenil.

“Acreditamos que a capacitação dos doentes e das suas famílias é indissociável de uma verdadeira política de promoção da saúde. Ao transformarmos evidência científica em práticas acessíveis, reforçamos a autonomia dos jovens com diabetes tipo 1 e contribuímos para uma resposta de saúde mais inclusiva e eficiente”, sublinha Catarina Limbert, professora da NOVA Medical School e coordenadora do projeto.

Esta iniciativa reflete a visão da NOVA Medical School de que a literacia alimentar é simultaneamente uma estratégia de prevenção em saúde e um instrumento fundamental para a gestão da doença. Ao democratizar o conhecimento científico e aproximar a ciência da prática quotidiana, a Escola reafirma o seu papel enquanto instituição académica de referência, comprometida com a inovação, a investigação aplicada e o impacto positivo na comunidade.

Educar para viver melhor com diabetes

Em Portugal, a diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais prevalentes na população pediátrica, exigindo monitorização contínua e capacidade para tomar decisões diárias complexas relacionadas com a gestão dos hidratos de carbono, a prática de atividade física e as rotinas sociais.

A literacia alimentar – promovida através de programas estruturados que reforçam competências práticas para melhorar a qualidade de vida – assume um papel decisivo na prevenção de descompensações e na promoção da autonomia das pessoas com diabetes contribuindo de forma relevante para redução da ansiedade associada à gestão da doença (especialmente em fases de transição como a adolescência).

Sobre a NOVA Medical School

Com mais de 45 anos de existência, a NOVA Medical School é a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa. Com uma rede de mais de 25 unidades de saúde, oferece uma experiência educativa única, onde cada estudante é preparado para transformar a realidade dos cuidados de saúde.

Guiada pelos pilares de Ensino, Investigação e Comunidade, a NOVA Medical School continua a crescer para novos campos, sempre próxima das pessoas, com o objetivo de capacitar mentes inovadoras e comprometidas com a criação de um futuro mais saudável e inclusivo. A missão da Escola vai além das salas de aula – pretende inspirar a mudança, melhorar vidas e redefinir a saúde global.

NOVA Medical School – Health For The Future.