Entre os dias 17 e 19 de dezembro, cerca de 20 estudantes do ensino secundário de Oeiras vão participar na edição de Natal de 2025 da iniciativa de Job Shadowing do programa Lit Up, promovido pelo Centro de Investigação Biomédica (CBR) da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (CMO). A iniciativa integra o programa “Lit Up”, dedicado à literacia científica nas áreas da ciência e da saúde, e tem como objetivo aproximar os jovens da investigação biomédica, promovendo o conhecimento em ciência, saúde e investigação.
Ao longo dos três dias, os alunos vão acompanhar vários cientistas ou profissionais de saúde, num ambiente de investigação (nos laboratórios do CBR, no caso da SimSchool PreSci) ou num ambiente hospitalar/clínico (no hospital de simulação do Hospital da Luz/Luz Learning Health, no caso da SimSchool PreMed). Os alunos testemunham em primeira mão como é o dia a dia de um(a) cientista ou enfermeiro(a) ou médico(a), são expostos a diferentes procedimentos e palestras e participam até nas reuniões da equipa ou lab meetings. E porque esta iniciativa de Job Shadowing tem a duração de vários dias, os alunos têm a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade não só experimentando, mas também comunicando com os profissionais que servem de seus anfitriões.
“O Lit Up quer despertar o interesse em ciência, tecnologia e saúde e aumentar o conhecimento dos jovens em matérias científicas, bem como a sua capacidade de avaliar e utilizar essa informação, e ainda o acesso a profissionais e instituições destas áreas”, afirma Joana Loureiro, coordenadora do programa Lit Up no CBR da FM-UCP. “Acreditamos que o contacto direto com investigadores, aliado a experiências em laboratório ou num contexto clínico, e a oportunidade de interagir com os especialistas e o ‘estado da arte’ pode não só inspirar mas ajudar a clarificar as ideias que estes alunos pré-universitários têm acerca da profissão ou profissões em que têm interesse,” conclui.
O Programa Lit Up é uma parceria entre o CBR e a Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras Valley), com foco especial em alunos e professores do ensino secundário do município. Subdivide-se em 2 subprogramas, o Lit Up Escolas e o Lit Up para Todos (para todos os públicos), contendo cada um diversas intervenções de apoio à literacia em ciência e/ou saúde. O Programa Lit Up, neste momento no seu 4º ano de existência, colabora no sub-programa Lit Up Escolas com cerca de 80 a 120 participantes ao ano, na sua esmagadora maioria alunos e professores de escolas secundárias do concelho de Oeiras. Proporciona também uma ampla variedade de seminários e palestras informais, as CONVERSAS SOBRE SAÚDE, com especialistas clínicos e em investigação, em que o público pode intervir, fazer perguntas e partilhar experiências.
Pedro Patacho, Vereador da Ciência e Inovação no Município de Oeiras destaca: “Para o Município, é essencial aproximar a ciência da sociedade, especialmente dos mais jovens. Parcerias com instituições como o CBR permitem que a aprendizagem das ciências ultrapasse as fronteiras da sala de aula e se integre no território. O Lit Up materializa esta visão de uma Oeiras ligado ao conhecimento e à inovação.”
Nesta edição de Job Shadowing das férias de Natal os participantes são alunos do 11º e do 12º ano das escolas secundárias (ES) Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, ES Luís de Freitas Branco, em Paço d´Arcos, e ES Sebastião e Silva e ES Quinta do Marquês, em Oeiras. Alguns acompanharão cientistas do CBR (SimSchool PreSci), outros acompanharão profissionais de saúde e estudantes de medicina no Hospital da Luz (SimSchool PreMed).





You must be logged in to post a comment.