Está disponível em formato monodose, mediante prescrição médica, nas farmácias comunitárias
Portugal passa a contar com uma nova opção de vacinação contra a COVID-19, baseada em tecnologia proteica
A vacina adaptada, 100% produzida na Europa, foi aprovada em setembro pela EMA
Lisboa, 22 de outubro de 2025 – A farmacêutica multinacional biotecnológica HIPRA inicia esta semana a comercialização da sua vacina de proteína recombinante com adjuvante, monovalente, adaptada à variante LP.8.1, para a prevenção da COVID-19 em pessoas com 12 anos ou mais em Portugal. A vacina está disponível nas farmácias comunitárias para administração mediante prescrição médica, disponibilizando uma opção alternativa para todos os que queiram optar por uma vacina de tecnologia proteica, mesmo que abrangidos pela campanha de vacinação sazonal.
A campanha de vacinação sazonal teve início em setembro, mas apenas 716.569 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19, face a 1.210.120 vacinações contra a gripe, revelando uma adesão limitada. Após o acréscimo do número de casos e de óbitos verificados no verão, tanto em Portugal como a nível internacional, as autoridades de saúde europeias alertam para a persistência da circulação do vírus SARS-CoV-2. Esta vacina baseada em tecnologia proteica, com resposta imunitária mais duradoura — até um ano — e menor incidência de reações adversas representa uma alternativa para dar resposta a esta situação de alerta. De acordo com o European Center for Disease Prevention and Control (ECDC), a taxa global de positividade dos testes atingiu recentemente 14%, reforçando a necessidade de manter a vigilância epidemiológica e de proteger os grupos mais vulneráveis.
Esta nova opção reforça a capacidade de escolha e responde a diferentes perfis clínicos, assegurando proteção eficaz e segura, especialmente para pessoas com maior risco de complicações ou que tenham apresentado reações adversas a vacinas de mRNA.
Com esta disponibilização, Portugal passa a contar com uma nova opção de vacinação contra a COVID-19, baseada em tecnologia proteica, em conformidade com as recomendações da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e da OMS.
Formato monodose
A vacina de proteína recombinante com adjuvante, monovalente, adaptada à variante LP.8.1. está disponível em formato monodose e pronta a usar.
Trata-se de uma vacina que é conservada refrigerada entre 2 °C e 8 °C, com prazo de validade de 12 meses, facilitando a logística de transporte e armazenamento. Com o novo formato e os materiais utilizados na embalagem, foi possível reduzir significativamente o uso de plásticos, por exemplo, utilizando cartão para as embalagens dos blisters. Esta decisão consolida o compromisso da HIPRA com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono das suas vacinas.
Sobre a HIPRA
A HIPRA é uma empresa farmacêutica biotecnológica focada na prevenção para a saúde animal e humana (one health), com uma ampla gama de vacinas altamente inovadoras e um serviço de diagnóstico avançado. Com o slogan “Building immunity for a healthier world”, a HIPRA reafirma o seu compromisso em contribuir com soluções que melhorem a saúde mundial. Tem uma sólida presença internacional com 40 filiais próprias, 3 centros de I&D e 6 centros de produção estrategicamente localizados na Europa (Espanha) e na América (Brasil). Além disso, a sua extensa rede de distribuição internacional mantém canais comerciais abertos em mais de 100 países, abrangendo os 5 continentes.
A investigação e o desenvolvimento constituem o núcleo do seu conhecimento. A HIPRA dedica mais de 15% do seu volume de negócios anual a atividades de I&D que se concentram na criação e aplicação dos mais recentes avanços científicos para o desenvolvimento de vacinas inovadoras da mais alta qualidade. A HIPRA dispõe de um amplo portfólio de vacinas baseadas em diferentes plataformas tecnológicas. As suas equipas de I&D trabalham com uma vasta gama de tecnologias e mais de 300 agentes patogénicos. Para acrescentar mais valor à sua expertise em vacinação, a empresa desenvolve também dispositivos médicos e serviços de rastreabilidade para a saúde animal .


