Projeto premiado explora o papel do sistema nervoso autónomo na modulação fenotípica da hipercolesterolemia familiar heterozigótica
Figueira da Foz, 3 de novembro de 2025 – Com o patrocínio exclusivo da Daiichi Sankyo, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) atribuiu a Bolsa de Investigação AKIRA 2024/2025 ao Prof. Doutor Patrício Aguiar, pelo projeto “Influência do Sistema Nervoso Autónomo na modulação fenotípica em doentes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica”.
A cerimónia de entrega do prémio teve lugar a 31 de outubro, durante a sessão de abertura do Congresso Português de Aterosclerose (CPA 2025), e contou com a presença do Prof. Doutor Francisco Araújo, presidente da SPA, e de Carla Teixeira, Medical Advisor da Daiichi Sankyo.
No valor de 10.000 euros, a Bolsa de Investigação AKIRA 2024/2025 foi atribuída ao projeto que o Comité Científico, designado para este efeito, considerou de maior mérito científico e relevância clínica.
O projeto terá a duração de um ano e culminará na apresentação de um relatório final sob o formato de artigo científico. “Esta distinção é um incentivo fundamental à continuidade da investigação clínica independente em Portugal. O apoio da Bolsa AKIRA permitirá aprofundar o estudo de mecanismos que podem vir a ter impacto na prática médica e na vida dos doentes,” afirma o Prof. Doutor Patrício Aguiar.
Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo é uma empresa global de cuidados de saúde inovadora, comprometida com o desenvolvimento sustentável da sociedade, que descobre, desenvolve e disponibiliza novos padrões de cuidados para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo. Com mais de 120 anos de experiência, a Daiichi Sankyo alia ciência e tecnologia de excelência ao desenvolvimento de novas modalidades e medicamentos inovadores, destinados a doentes com cancro, doenças cardiovasculares e outras patologias com necessidades terapêuticas significativas. Para mais informações, visite: www.daiichisankyo.com.
